segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Receber encomenda pelos Correios é exercício de paciência


Se quer que alguém seja sacaneado, os Correios se encarregam disso pra você. Basta enviar uma correspondência registrada, aquela que necessita de assinatura para ser entregue. O péssimo serviço da empresa que é pública vai atormentar o remetente.

Não é a primeira vez que escrevo sobre o serviço dos Correios neste blog. De qualquer modo, acho que por ainda se tratar de um serviço essencial, o post é válido e necessário. 

Leia também “Endereço Insuficiente para Entrega”.

O procedimento de AR (Aviso de Recebimento) dos Correios é um instrumento que dá segurança tanto para quem envia quanto para quem recebe encomendas, documentos e correspondências em geral. Ao mesmo tempo, causa transtornos à vida de quem passa o dia todo fora de casa. Os Correios fazem algumas tentativas de entrega e possibilitam ao usuário poupar o trabalho deles e ir buscar a correspondência diretamente na agência. Essa acaba sendo a melhor opção uma vez que os horários de trabalho dos carteiros é completamente destoante da maioria dos trabalhadores brasileiros. Normalmente a visita do carteiro ocorre sempre no mesmo horário, e por isso ele nunca te encontra. Será que já não é a hora dos Correios se modernizarem e adequar suas rotinas a de quem trabalha?

Direto na Agência
Para evitar problemas e desencontros, você resolve seguir a orientação do Aviso de Tentativa de Entrega e telefonar para a agência no dia anterior avisando que vai pessoalmente retirar. Então você consegue uma brecha em seus horários de trabalhador comum e vai até a agência indicada. É aí que o desrespeito e a péssima qualidade do serviço ficam mais evidentes. Os funcionários são propositalmente lentos, morosos e não passa pela cabeça deles que o fato do usuário estar na agência, está na verdade poupando o trabalho da empresa.

Nesta segunda-feira (05) estive na agência dos Correios que fica na Av. Marcos Cherém, número 718, em Uberaba e, entre 12h e 13h (possível horário de almoço que usuários conseguiram remanejar para ir até os Correios buscar o que deveria chegar com conforto e segurança na casa deles) a fila era enorme e a média de atendimento por pessoa era de 10 minutos. Todo esse tempo apenas para retirar a correspondência que, via de regra, já deveria estar separada a pedido do remetente por telefone antecipadamente. Falta de respeito e desserviço.

Serviço de qualidade é possível
Sobre os transtornos causados pelos Correios, o mesmo não ocorre quando você adquire um produto e a empresa contrata os serviços de uma transportadora privada. A minha experiência é de que o esforço para concluir a entrega é sempre notável. Eles telefonam, perguntam o melhor horário para entrega e o fazem mesmo que após as 18h.

Talvez pra ajudar ainda mais os Correios no trabalho deles, seja necessário contratar uma diarista só pra ficar em casa aguardando o surgimento do carteiro. Só assim pra não faltar ao trabalho, não ter que enfrentar fila e atendentes pouco prestativos e não ter a sua correspondência devolvida, sumariamente.

Relato de experiência.

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